top of page

Logística 4.0: o futuro estratégico do TRC



Conforme as tendências do setor de transporte de cargas e logística foram atendendo, cada vez mais, as modernidades do mercado, as empresas precisaram se adaptar aos novos recursos que trouxeram mais estabilidade, redução de custos, otimização de processos e melhora na qualidade da produtividade e dos serviços prestados. Essas inovações trouxeram uma nova prática para área que é tão importante para o desenvolvimento do nosso País e, hoje, não utilizar essas tecnologias é ficar para trás e não evoluir perante sociedade e negócios.


Dentre essas atualidades, a logística 4.0 foi a mais revolucionária para o setor. Sendo um avanço da logística tradicional, essa estratégia foi desenvolvida, justamente, pela necessidade de investir em tecnologia para atender às demandas do mercado que cresceu, principalmente, durante a pandemia. Essa expressão vem ganhando destaque e se tornou uma nova etapa do setor que traz mais velocidade e eficiência, quebrando conceitos de que, por muitos anos, o transporte de cargas tinha uma visão conservadora e pouco tecnológica.


No mundo atual, não podemos mais encontrar empresas em que a tecnologia não seja uma realidade, muito menos que não tenha investimentos contínuos para a correta aplicabilidade dela. Assim, vimos ao longo das últimas décadas que as transportadoras introduziram recursos tecnológicos, como rastreadores, câmeras de monitoramento, aplicativos de controle de jornada do motorista, ferramentas de telemetria, documentos digitais (CT-e, MDF-e e CRLV), dentre muitos outros.


Com isso, acredito que o avanço do nosso setor tende a seguir por esse caminho e a logística 4.0 vem com força total para auxiliar o nosso dia a dia. Inclusive, muito se fala de veículos autônomos e entregas via drones, por exemplo, como já acontece em outros países. Já no Brasil, ainda temos alguns entraves no que diz respeito à nossa infraestrutura.


Além de já ser uma realidade, a logística 4.0, certamente, só tende a se fortalecer progressivamente mais, pois, hoje, essa não é uma vivência apenas no segmento de logística, mas sim global e que prevê sérias transformações no modelo atual do mercado de trabalho. Com a existência da robotização, por exemplo, deixaremos de lado funções operacionais e precisaremos ter pessoas estratégicas em todas as áreas de nossas organizações.


Acredito que essa revolução não é mais um diferencial, mas sim um elemento essencial para a estratégia das empresas em padronizar processos e aumentar a eficiência das atividades. Assim, o Grupo Rodonery tem investido continuamente em tecnologias que possibilitem inovação em nossos processos. Acreditamos muito no potencial tecnológico e entendemos que esse é o caminho para o futuro. Futuro, esse, que começa agora. Portanto, para sermos destaque daqui alguns anos, precisamos agir e é dessa forma que estamos fazendo por aqui.


Por fim, não podemos esquecer de um dos fundamentos mais importantes para a sustentação da logística 4.0: a utilização de dados para guiar a tomada de decisão. O uso correto dessas informações, principalmente no ambiente digital, pode ajudar não só nas melhores resoluções dos gestores para a empresa como um todo, mas também na agilidade de todo esse processo para seguir evoluindo no mercado. Isso se torna um pré-requisito para a concorrência e na atração de clientes, mostrando como a empresa está se adaptando às inovações.


Luiz Gustavo Nery, Diretor Comercial no Grupo Rodonery

0 comentário
bottom of page