top of page

Logística: desafios e êxitos do setor


A logística é uma área que tem sido observada de forma inovadora há algum tempo. Á medida que foi sendo mais compreendida pelos gestores, tornou-se mais estratégica e oportuna. Apesar de ser considerada por alguns especialistas como fonte de desperdícios, o conceito transformou-se em uma base fundamental que pode evitar os desperdícios, reduzir custos e gerar lucros.


Por um longo tempo, a área foi interpretada mais como um suporte do que como uma área estratégica, limitada a operações de carregamento e descarregamento. Os fatos provaram que essa visão é insatisfatória, obrigando os gestores a reverem seus conceitos e paradigmas.


Uma das grandes mudanças no setor começou com o surgimento da Produção Enxuta, nos Estados Unidos. A partir dela, se desenvolveu a Logística Enxuta, cuja proposta é reduzir ao máximo os desperdícios relacionados às operações logísticas e à cadeia de suprimentos. Neste pensamento, tudo o que não agrega valor aos processos e operações deve ser descartado.


O progresso tecnológico é uma das principais razões que levaram ao aquecimento do setor, onde hoje já podemos ver alguns gigantes como Amazon e Alibaba fazendo da logística sua maior vantagem competitiva sobre seus concorrentes.


Nesse ritmo e nessa modernização, a logística ganhou muito espaço, mas há ainda alguns problemas a serem solucionados. É necessário que a equipe de gerenciamento da empresa se atualize, ajuste estratégias, e comece a adotar novas ferramentas que possam atender a novas exigências do mercado.


Portanto, os desafios e as tendências nesse campo são cada vez mais atraentes para os profissionais de logística, especialmente aqueles qualificados no campo da gestão. Além disso, é necessária uma maior atenção das empresas para este setor, que é tão importante e desempenha um papel tão essencial no andamento da economia. 


Marcos Teixeira, Diretor da Costa Teixeira Logistics

0 comentário
bottom of page