top of page

Meu caminho até o cargo de CEO no Grupo Scapini


Investir em um plano de carreira é um processo árduo cujos frutos demoram a ser colhidos. Cotidianamente, enfrentamos muitos desafios que, quando não nos assustam, nos lembram do porquê de termos escolhido trilhar este caminho. São várias histórias diferentes, mas que contam o mesmo processo.

A minha trajetória foi e continua sendo muito desafiadora. Naturalmente, quando um sucessor toma sua posição em uma empresa, há muito nervosismo e insegurança entre todos os profissionais. Há a preocupação com a questão se houve mérito na indicação, se os colaboradores precisarão policiar suas atitudes e práticas, e muitas outras que acabam gerando certo desconforto na operação.

No meu caso, embora este período inicial tenha sido duro, também foi, ao mesmo tempo, de muito crescimento para mim. Comecei como trainee em todos os setores e empresas do Grupo Scapini, onde consegui aprender com diversos profissionais e também dar sequência a todas as funções que tive que exercer. A partir daí, em sintonia ao Conselho de Administração, me foi dada a liberdade de escolher o setor que mais me adaptei, a fim de trilhar o caminho mais exato possível de acordo com minhas aptidões.

Depois de meu processo de trainee, fui para o setor comercial, onde trabalhei como assistente, analista, coordenador, gerente, diretor e, por fim, CEO, cargo que ocupo até o momento. Atingir este cargo, em uma companhia tão grande, com diversos clientes inspiradores e profissionais que fazem a diferença, me enche de honra e também de responsabilidades para dar continuidade a este projeto.

Como CEO, cabe a mim montar e planejar os futuros empreendimentos do Grupo, descobrir onde podemos crescer e também como fazer isto. Para os próximos anos, espero que tenhamos uma amplitude ainda maior dentro do mercado do TRC, agregando valor a nossa marca e, principalmente, aos nossos colaboradores. Entre outras preocupações estão a busca pela digitalização total da empresa, o aumento da rentabilidade de nossos equipamentos e também dar continuidade ao processo de crescimento e faturamento da Scapini, que vem ocorrendo desde 2020.

Porém, é claro, não são apenas os cargos de chefia que fazem uma empresa. Não poderia deixar de dizer que não cheguei aqui sozinho, e de agradecer aqueles que me ajudaram nesta jornada. Primeiramente, meus pais, que atuam em nossa empresa desde o início e me prepararam para este caminho. Também a outros empreendedores como Daniel e Alex, nosso gestor, Thiago, da unidade de Uberlândia e Tamara, gestora de BA, que me ajudaram desde o início.

Todos os profissionais da Scapini são uma grande inspiração. Desde os nossos motoristas, às filiais, administrativos. Todos são de extrema importância e nos inspiram muito. É assim que fazemos e continuaremos a fazer acontecer!


Lucas Scapini, Diretor Comercial do Grupo Scapini

0 comentário
bottom of page