top of page

O futuro é agora: novas tecnologias para gestão de frotas


Segundo dados de uma pesquisa realizada pela NTC&Logística entre os anos de 2018 e 2019, foram registrados em todo o país números alarmantes sobre roubos de cargas, ataques a motoristas, e saques de caminhões, causando prejuízos de quase R$ 2 bilhões ao setor. Isso demonstra a necessidade de um cuidado mais apurado para um bom desempenho logístico da frota, demonstrando que caminhão e motorista atualmente requerem um acompanhamento mais preciso.


Em um mercado extremamente competitivo e fragmentado, a gestão de frotas é um diferencial ainda mais importante para qualquer empresa. Nesse sentido, a tecnologia auxilia na gestão e tomada de ações rápidas e assertivas, ancoradas em dados consistentes e confiáveis. A melhor maneira de dominar o cenário é a constante evolução no planejamento das informações valiosas para a operação, os utilizando de tal maneira a potencializar os resultados da frota.


Este tipo de controle pode ser realizado por softwares que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos, prevenindo acidentes e aumentando a produtividade. Um bom exemplo de tecnologia utilizada nesses casos é a telemetria, que permite acompanhar os dados do veículo e o comportamento dos motoristas em tempo real, identificando infrações que aumentam os riscos de acidentes. Com isso, o gestor consegue focar na análise do veículo, contando com localização exata, consumo médio e instantâneo, velocidade, volume de combustível e de Arla, frenagem, utilização da marcha lenta, entre outros.


Podemos dizer então que tecnologias são ferramentas que auxiliam na resolução de problemas e automatizam os processos, permitindo uma melhor gestão da frota. No lugar da alimentação de planilhas de modo manual, o gestor utiliza plataformas que proporcionam o acesso aos dados por meio de relatórios e indicadores intuitivos, deixando o trabalho mais profissional e menos suscetível a erros. Em breve falaremos com mais detalhes de algumas soluções já existentes no mercado.

0 comentário
bottom of page