top of page

O momento é de investir


O mundo inteiro sentiu o impacto da crise econômica gerada pelo Coronavírus e aqui na Flash Courier não foi diferente. Tivemos que realinhar e a reajustar vários processos e, sim, enxugar o máximo possível, focando apenas no essencial. E é exatamente sobre isso que gostaria de falar nesse artigo: o que é essencial para o seu negócio?


Para nós, tecnologia e processos que otimizem os resultados e reduzam os custos são essenciais. Sem esse norte, não teríamos o porte e a capacidade de negócio que temos hoje e nem teríamos sobrevivido às outras crises que já assolaram o Brasil e o mundo. Antes da pandemia, realizamos um investimento de mais de R$ 16 milhões em uma profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa.


Esse projeto contemplou a aquisição de 220 AGVs (veículos guiados automatizados), além de três esteiras, sendo dela uma esteira cross belt de 800 saídas, capacidade três vezes maior que o equipamento em uso atualmente. Uma vez ativada, nossa operação será uma das mais automatizadas e robustas da América Latina, representando uma disrupção significativa para o setor como um todo. Para se ter uma ideia da capacidade das novas tecnologias, atualmente, em apenas um determinado galpão onde trabalham 35 pessoas, a capacidade de roteirização, em média, é de 6 mil pacotes por hora. Com os robôs e a esteira, esse número quase triplica, chegando a 17 mil pacotes por hora.


É evidente que a crise do COVID-19 não estava prevista e impactou negativamente na implementação plena do projeto. É claro que tivemos que readaptar todo esse grande programa de renovação tecnológica a uma nova realidade que se apresentou. Mas ainda seguimos investindo em tecnologia, porque isso é essencial para o nosso negócio.


É fundamental entender que uma tempestade, primeiro, arranca as árvores já mais desgastadas, cujas raízes já não estão mais tão profundas. A depender da velocidade do vento, é claro, mesmo aquelas bem tratadas acabam sendo vítimas das intempéries da natureza. Mas note que elas não representam a maior partes das estatísticas.


A crise do COVID-19 já é tida como o maior colapso pós Segunda Guerra Mundial. É algo sério e incomparável – mesmo em um país tão caótico como o Brasil – e que vai vitimar muitas empresas. Só que, em algum momento, ela vai passar. Aquelas empresas com raízes sólidas vão sobreviver. Entenda raízes como as escolhas que fez antes dessa crise, mas também durante a tempestade. Saber como agir nesse momento é determinante.


Nós da Flash Courier sabemos que tecnologia é vital para o nosso negócio e, dentro de uma nova realidade, trabalhamos para seguir investindo naquilo que vai nos ajudar não só a nos manter, mas a prosperar e a seguir em ritmo acelerado na retomada que, acredite, virá.


E você, sabe o que é essencial para o seu negócio?


Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

0 comentário
bottom of page