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O que é o funil de vendas e por que aplicá-lo na empresa?


Em um mercado cada vez mais profissional e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções e utilizar os recursos existentes para atrair e principalmente manter os clientes. Uma das principais estratégias utilizadas atualmente pelas organizações é o funil de vendas.


Para quem não sabe, o funil de vendas é um dos principais conceitos para aumentar os resultados comerciais das empresas e basicamente mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a empresa até a finalização da venda/ solicitação de serviços, ou seja, o funil de vendas é uma representação do caminho que seu cliente percorre na sua empresa até adquirir seu produto ou serviço.


Essa ferramenta é importante porque, assim que você identifica as tendências do cliente, consegue oferecer soluções de forma mais fácil e direcionada. Personalizar o seu atendimento para atender os diferentes perfis de clientes será um diferencial para a empresa, como falei, o mercado competitivo pede soluções e apresentá-las é um de nossos maiores desafios.


O funil de vendas é dividido em três partes: o topo, o meio e o fundo. Elas simbolizam o trajeto do cliente até chegar ao último estágio, que seria a aquisição do produto ou serviço.


Topo de Funil:


As principais características são o aprendizado e descoberta, seja da sua marca ou produto. Aqui o foco deve ser em captar um grande número de potenciais clientes interessados no seu negócio e para isso as estratégias devem ser abrangentes e capaz de englobar diversos perfis de clientes.


Meio de Funil:


A partir daqui os conteúdos passam a ser mais restritos, isso porque o cliente já passou da fase de conhecimento e agora está considerando adquirir a solução apresentada pela sua empresa.


Fundo de funil:


O fundo de funil é a última etapa do processo de atração do cliente, pois é aqui que a compra efetivada.


A implementação de uma estratégia correta para o funil de vendas consegue atingir mais pessoas e torná-las potenciais clientes para o seu negócio. Quando se estabelece um funil bem estruturado, há um aumento natural nas vendas.


Além disso, essa ferramenta é capaz de obter mais informações, que serão importantes para criar o perfil e comportamento dos seus clientes. Utilizar essas informações geradas de forma correta ampliará seus resultados.




FONTES DE PESQUISA:





Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro

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