top of page

O Setor de Manuseio e sua importância para as entregas da Flash Courier


Dentro de uma transportadora ou uma empresa logística, o setor de manuseio e movimentação tem como objetivo tratar os materiais que, previamente à entrega para seu destino, devem ser manuseados, seja para troca de embalagem, mixagem de produtos que devem ser montados em kits ou outras necessidades. Na Flash Courier, temos essa área devido à necessidade dos clientes de realizar o manuseio de seus objetos, em sintonia sempre com as últimas inovações tecnológicas. Nosso objetivo com este setor é satisfazer as necessidades dos clientes, atendendo-os com agilidade, qualidade e segurança até a finalização e envio.


Para falar sobre o setor de manuseios da Flash Courier, e também suas aplicações para a logística, convidamos Milene Guedes, nossa gestora da área na companhia e que possui amplo conhecimento de como melhor cumprir as necessidades dos clientes, desde a troca das ARs de encomendas até a reembalagem e montagem de kits para envio ao cliente final.

Todos os pedidos que chegam ao setor são tratados de forma criteriosa, obedecendo as especificações e necessidades informadas por cada cliente. Além disso, Milene destacou que, como nos demais setores, a tecnologia é fundamental para o bom funcionamento deste trabalho.


“Temos ferramentas como o Flash Pegasus, que gera as ARs dos documentos trazendo agilidade e total segurança ao processo. A tecnologia minimiza qualquer possibilidade de erro humano e isso é um grande diferencial”.


Entendemos a importância da tecnologia dentro de nossos processos e por isso estamos realizando investimentos em esteiras mecânicas que otimizam, agilizam e minimizam erros de roteirização. Para o setor de manuseio, Milene entende que esse novo equipamento nos dará um fluxo ainda maior, afetando positivamente o resultado da empresa com aumento na produção.


O setor de manuseio está diretamente interligado com outros setores da Flash Courier, como a Coordenação, Triagem e Operações. Esse contato direto é fundamental para atendermos as demandas de uma forma mais organizada e bem-preparada.


A área de coordenação é responsável pelo trânsito dos objetos tanto nas áreas internas quanto externas da empresa; a triagem, fica responsável por receber e separar os objetos que necessitam de manuseio; e o setor de operações, roteiriza, posta e encaminha para o manuseio e despacho dos objetos.


Em nossa conversa, Milene me explicou um pouco como esse trabalho conjunto é desenvolvido:


“Utilizamos a OP (ordem de produção), onde os setores abrem este documento relacionando os objetos que precisam de tratamento e qual tipo de manuseio deve ser realizado, nosso time recebe e trata estas OP's dentro do SLA combinado com o cliente”.

No processo logístico, toda movimentação tem um custo, então a otimização desse processo, seja através de planejamento, seja através da utilização de novos equipamentos, se torna indispensável. O setor de manuseio é fundamental para o bom funcionamento das nossas atividades na Flash Courier e por isso, tem uma grande responsabilidade para que o produto chegue ao consumidor final de forma eficiente.

Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

0 comentário
bottom of page