top of page

O Sistema Fetrancesc e sua importância para as transportadoras do Sul do País


O segmento responsável por pelo menos 29% da economia brasileira, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), necessita de federações e sindicatos que atuem em sua defesa.


Pois bem. Em um artigo que produzi anteriormente abordei a importância do Sindicato Das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville (Setracajo) para as empresas da região. Dessa vez, gostaria de falar sobre a federação à qual o Setracajo é filiado e sua importância para o TRC.


Fundado em 21 de outubro de 1987, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) atua em defesa do interesse das mais de 18 mil empresas associadas aos 13 sindicatos presentes em seu sistema. Isso além da busca pela inovação de conceitos do transporte de carga e a inserção do setor nos debates e decisões tomadas tanto em níveis governamentais, quanto de entidades empresariais e sociedade civil.


A importância da Fetrancesc para as empresas do segmento ficou ainda mais evidente neste período de pandemia. A federação foi responsável por diversas ações de suporte ao setor, a exemplo da distribuição de marmitas para os motoristas que se depararam com restaurantes fechados devido ao lockdown.


Outra atitude da federação que tem sido de extrema importância é o diálogo com o Governo de Santa Catarina, em busca de alternativas para que o transporte e serviços relacionados continuem operando dentro de normas de combate à Covid-19, além de cumprir o papel fundamental de abastecimento das necessidades da sociedade.

Importante destacar também a atuação da cooperativa de crédito do Sistema Fetrancesc, a única segmentada do transporte no Brasil. Enquanto os bancos fecharam as portas para financiamento nos momentos mais difíceis da pandemia, a Transpocred liberou crédito para o setor.


Dito tudo isso, fica evidente a importância do Sistema Fetrancesc para as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas do Sul do País, bem como a importância de as transportadoras se associarem a um dos treze filiados à federação.


Geovani Serafim, Fundador Presidente da Serafim Transportes & Logística

0 comentário
bottom of page