top of page

Por que é necessário inovar no TRC?


Em um mundo cada vez mais globalizado, a busca pela inovação se tornou o norte de diversos setores. Novas tecnologias, estratégias de gestão e práticas de trabalho são apenas algumas das formas em que estas mudanças se dão conta; e dada a primazia do setor de infraestrutura, também é natural que elas ocorram por aqui primeiro.


No TRC, a automação de processos e inteligência artificial estão cada vez mais presentes, voltadas para a integridade da operação e controle de custos. Além de equipamentos cada vez mais modernos, hoje, existem aplicativos que nos auxiliam na gestão da operação e da jornada do motorista.


De fato, é possível afirmar que, devido à importância de nosso segmento para a economia nacional, é imprescindível que nós, empresários do setor, estejamos na vanguarda da adoção de tecnologias que busquem promover a integração completa do processo logístico. Para monitorar e gerir com eficiência processos que envolvem governança corporativa, é indispensável que as empresas invistam em novas tecnologias e novas práticas que auxiliem no atendimento ao cliente e no crescimento da organização.


Este processo passa por um caminho já conhecido: investimento em capital humano, de treinamentos a políticas de reconhecimento profissional, e investimento em tecnologias que sejam baseadas sobretudo na captação e transmissão de dados. Na Era da Informação, quanto mais dela conseguirmos obter, melhor.


Além disso, tudo relacionado a Logística 4.0 e a sincromodalidade irá trazer muitos benefícios para o nosso setor. A aplicação de recursos tecnológicos, aliados a investimentos em capital humano, irá otimizar processos e reduzir custos, transformando o setor em algo mais produtivo, eficiente e rentável.


Realmente, esta crescente inovação tecnológica e administrativa promete um futuro onde o TRC manterá sua importância enquanto aumenta sua eficiência, além de se integrar cada vez mais aos outros modais de transporte. Porém, cabe a nós, como empresários e líderes do setor, guiar este processo para que, também como brasileiros e consumidores, possamos desfrutar de uma infraestrutura cada vez mais integrada e eficiente!


Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

0 comentário
bottom of page