top of page

Principais custos do Transporte e seus verdadeiros impactos


Quem atua no setor de transporte e logística, lida constantemente com inúmeros desafios que envolvem desde a falta de infraestrutura, problemas de segurança nas estradas, legislação desatualizada, até o relacionamento com clientes, colaboradores e sociedade. Neste contexto, boa parte do esforço dos empresários do Transporte Rodoviário de Cargas é empregado na busca constante por reduções nos custos do frete, os quais estão cada vez mais altos. 


Para assegurar a qualidade dos serviços, é necessário levar em consideração outros fatores importantes, como a agilidade e pontualidade na entrega, segurança nas operações e o acompanhamento de todas as etapas do processo. Entre esses itens, estão os variáveis, que são aqueles que estão constantemente sujeitos a oscilações de preço, pois dependem de fatores como a quilometragem rodada dos veículos, e os fixos, que representam gastos que não variam conforme a distância percorrida. Em outras palavras, estes custos existem independentemente do tipo de operação e geralmente são calculados de forma mensal.


Entretanto, com os avanços da tecnologia, tornou-se possível melhorar a experiência do cliente, e também reduzir custos, fazendo com que as empresas passem a adotar sistemas tecnológicos de gerenciamento de frota e estoques, roteirização e monitoramento de veículos, causando um menor impacto nas finanças ou pelo menos um melhor controle de seus custos.


O uso da tecnologia, por exemplo, pode simplificar a conexão entre embarcadores e transportadores. O cruzamento de informações permite a redução de diversos custos do transporte, e até mesmo, possibilita que o embarcador acompanhe o posicionamento da carga, etapas de transporte e de dados do caminhoneiro em tempo real.


Com isso, vemos que a gestão de custos é fundamental para o crescimento e solidificação em um mercado tão fragmentado como o transporte rodoviário de cargas brasileiro. Com tantos concorrentes no segmento, somente empresas bem gerenciadas e com controle de suas finanças e custos aproveitarão as oportunidades de expandir suas atividades e conquistar novos nichos de mercado.


Marcos Teixeira, Diretor da Costa Teixeira Logistics

0 comentário
bottom of page