top of page

Sem motorista? Conheça os Caminhões Autônomos


Apontado por alguns como o futuro da logística, caminhões autônomos são um panorama cada vez mais real e palpável para o setor de transporte de carga. Estão sendo feitos vários estudos para ter a certeza da viabilidade desta tecnologia e, até, a implementação do mesmo em alguns países mais desenvolvidos. 

O nome é bem autoexplicativo: se trata de caminhões que não necessitam ser conduzidos por um ser humano. A ideia fundamental é fazer um câmbio da direção manual para uma robotizada. 

Os benefícios de uma tecnologia dessas são inúmeros. A começar pela sustentabilidade do recurso. Como o caminhão é inteiramente robotizado, se extingue a necessidade de usar combustíveis que resultam na poluição, sem contar na redução da poluição sonora gerada por carros transicionais. 

Este modelo de veículo é mais eficiente e traz maior agilidade e rapidez nas entregas e coletas, uma vez que é capaz de ficar na estrada por um tempo maior, sem a necessidade de fazer paradas obrigatórias de descanso para motoristas e para abastecimento. 

Nos Estados Unidos, caminhões autônomos estão saindo da fase de teste, sendo implementados por startups e pela UPS - United Parcel Service-, uma das maiores empresas de logística do mundo. Na Europa, o cenário é parecido: frotas autônomas já estão sendo movimentadas após empresas como a Volvo e Scania realizarem entregas na Holanda com essa nova tecnologia. 

No Brasil esse ainda é um futuro distante, apesar de já operarem no agronegócio, graças ao modelo lançado pela Mercedes-Benz. Especialistas ainda consideram que vai levar um tempo para esse produto chegar ao mercado de forma integral, mas a perspectiva é muito promissora.  

Felipe Medeiros, Diretor de Finanças e Performance da GVM Solutions Brasil

0 comentário
bottom of page