top of page

Sistema de Telemetria e Câmeras de Segurança no transporte rodoviário de cargas


No artigo desta semana, trataremos de dois assuntos essenciais e que estão em voga para o transportador na atualidade: a telemetria e as câmeras de segurança no ambiente de trabalho. Entretanto, quais são seus principais benefícios? Conhecemos essa tecnologia de fato?


Primeiro, precisamos contextualizá-la. Em suma, A telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento utilizado a partir da coleta de dados e medição de parâmetros do veículo e de condução a distância por meio de dispositivos de comunicação capazes de transmitir informações em tempo real via GSM, sinais de rádio ou satélite. Os dados são coletados e transmitidos para uma central de controle que acompanha os dados recebidos que podem ser posteriormente analisados e utilizados para uma tomada de decisão mais assertiva.


No transporte, ela se mostra como uma grande aliada nos processos. A gestão de frotas, inclusive, pode ser feita com o auxílio da telemetria. Especialistas afirmam que as soluções de telemetria no transporte de cargas estão revolucionando o setor, reduzindo os custos operacionais em até 30%.


Sobre as câmeras de segurança, seus principais benefícios estão justamente na capacidade de gravar, armazenar e transmitir vídeos e imagens para auxiliar na redução de acidentes, monitoramento de fadiga, solução de processos jurídicos, além de ser grande aliada no combate a roubos e furtos.


Ambas tecnologias se mostram essenciais na atualidade, trazendo novas perspectivas sobre problemas antigos. Investir neste tipo de tecnologia é aumentar a sensação de segurança e de cuidado com a empresa e seus colaboradores.


Marcos Teixeira, Diretor da Costa Teixeira Logistics

0 comentário
bottom of page