top of page

Sustentabilidade também é pauta do TRC


Uma pesquisa realizada pela Union + Webster apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, sendo que 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.


Essa preocupação também está presente no meio empresarial. De acordo com a pesquisa “Estratégias Empresariais para a Sustentabilidade no Brasil”, realizada pela UniEthos, com 250 companhias nacionais, 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade.

No TRC isso não deve ser diferente, o modelo de negócio evoluiu e ser sustentável, além de benéfico para o meio ambiente, é rentável para as transportadoras. A sustentabilidade empresarial, basicamente é a maneira em que as organizações se relacionam com o meio ambiente, procurando reduzir ao máximo os danos que suas atividades podem causar na natureza. Hoje, a busca pela sustentabilidade está mais presente e aproximar as empresas da logística sustentável tem entrado cada vez mais em pauta.

O transporte de cargas é visto por muitos como ultrapassado e prejudicial para o meio ambiente, porém, isso não é mais uma verdade. Existem inúmeras boas práticas que as transportadoras estão realizando e cada vez mais, o transporte tem se preocupado com a sustentabilidade.

As montadoras têm investido em mecanismos que diminuem o impacto dos caminhões no meio ambiente. Além das energias e combustíveis alternativos, os caminhões tem proporcionado, através da tecnologia, uma forma menos poluente de se fazer o transporte.

Além disso, o setor tem criado programas e premiações que incentivem empresas a avançarem nas questões sustentáveis. Um deles é o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado pela CNT e SEST SENAT, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos transportadores, criando ações de responsabilidade socioambiental.

Aqui na Ouro Negro Transportes, levamos a questão ambiental como cultural no nosso modelo de conduta. A sustentabilidade é um princípio da família Zanette e procuramos sempre transmitir nossos valores para a nossa empresa. Práticas em prol da natureza contribuem para a revisão de processos e procedimentos, possibilitam a economia do consumo de energia, e como resultado, diminuem os custos totais das empresas.

Atualmente, nós contamos com algumas ações sustentáveis como o reaproveitamento de água da chuva, coleta seletiva, descarte correto de matérias, sensores fotocélula, que são responsáveis pela economia de luz, e o SASSMAQ (Sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade), que possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas transportadoras de produtos químicos que prestam serviços à indústria. Além disso, em 2018, por ter passado no teste de opacidade na emissão de poluentes, a Ouro Negro foi condecorada com o Prêmio Catarinense Despoluir, empresa amiga do meio ambiente.

Aderir a sustentabilidade não beneficia só a sua empresa, pois preservar a natureza é um modo de vida. Podemos e devemos atrelar a vida profissional a preservação da natureza. Somos o futuro das próximas gerações e devemos preservar e conscientizar. A sustentabilidade é sim uma pauta do TRC.

Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro

0 comentário
bottom of page