top of page

Tecnologia no Transporte: estamos preparados?


A tecnologia no transporte como um tema, ganha inúmeras vertentes e interpretações. Poderíamos abordar aqui, todas as implementações feitas no setor (que ajudaram e muito), como a tecnologia embarcada nos veículos que nos geram mais segurança e economia, telemetria, a análise de veículos, a localização exata, consumo, velocidade, volume de combustível, frenagem, utilizando softwares e indicadores no auxílio.


Entretanto, com as altas quedas na demanda pelo serviço de transporte de cargas no país, outros meios também têm se feito necessários. Para enfrentar um momento de crise, a tecnologia pode ser uma aliada importante para este setor.


A possibilidade de mapear demandas e encontrar o frete mais adequado para cada situação, pode ajudar na otimização do trabalho e agilidade nas operações, além de reduzir custos. Também podemos citar o trabalho feito pelas plataformas digitais, na distribuição e no controle de demandas.


As startups vêm trabalhando incansavelmente para buscar soluções de problemas antigos, e que não tínhamos a quem recorrer. Vários aplicativos de carga por exemplo estão ganhando força, e ficando cada vez mais conhecidos e fáceis de usar. A pergunta é: a médio e longo prazo isso nos ajudará ou nos prejudicará? Percebo que essa resposta não é tão simples, e que levaremos um tempo para obtê-la. O fato é que não podemos ficar parados, esperando por ela. 


A partir disso, precisamos nos preparar para a implementação de novas tecnologias no auxílio do nosso setor. O momento é mais do que apropriado para a comprovação disso. Temos empresas funcionando por intermédio da comunicação em plataformas, além dos centros de distribuição e de mapeamento funcionando a todo vapor para que nada falte. 


Dessa forma, é fundamental que todos conheçam os impactos da tecnologia nas empresas e, mais que isso, movimentem-se para que seus recursos sejam aplicados, colocando as empresas um passo à frente na retomada da economia. Não se assuste, a tecnologia é mais fácil de aplicar do que imaginamos. Mas, isso é um tema para outro artigo.


Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page