top of page

Tecnologia no Transporte Rodoviário de Cargas


Tempo é dinheiro sim!


No TRC (Transporte Rodoviário de Cargas), o tempo torna-se dinheiro de acordo com a velocidade que as decisões certas são tomadas. A cada minuto, existem vários processos logísticos consumindo recursos e gerando receitas assim como em qualquer indústria. A linha de fabricação da logística funciona 24h por dia, 7 dias por semana.


A ferramenta mais importante para definir os planos de ação e saber a hora de "apertar o botão vermelho" ou seguir com o formato atual de operação é a INFORMAÇÃO.

Informação é poder, todos sabem disso, e informação é ação imediata.

Em nossa realidade onde todas as coisas são rápidas, modernas e interligadas. Onde tudo é feito de forma prática. As pessoas conversam de forma instantânea e consomem informação onde quer que elas estejam, e, no TRC isso não é diferente.


Tecnologias adentram esse mundo cada vez mais, afinal você imaginaria que um dia poderíamos rastrear nossa encomenda, por exemplo, sentado no sofá de casa a qualquer momento? Isso é totalmente comum hoje em dia.


O uso de tecnologia dentro da logística é algo promissor pois além de ser inovador, ela garante uma eficiência maior do serviço com redução de custos em diversos pontos.


Tecnologias eficientes e que ajudam muito no trabalho são ótimos investimentos para uma empresa como por exemplo, os softwares de monitoramento e gestão de entregas, a telemetria, os rastreadores, plataformas de pagamentos eletrônicos, ambientes de troca de arquivos EDI e XML, o Businnes Intelligence (BI), entre outras.


Todas estas ferramentas trazem informação em tempo real para facilitar e agilizar as próximas ações a serem tomadas, além de muitas delas eliminarem o trabalho humano. Os sistemas SaaS (Software as a service) de monitoramento e gestão de entregas, permitem através de geolocalização integrado a rastreadores a identificação de que o veículo já chegou ao seu destino de forma automática. Outras funções adjuntas através de fotos ou leituras de QR Code ou código de barras, efetuam as confirmações de entrega.


A telemetria é um sistema que fornece todas as informações relacionadas ao desempenho do veículo e de seu condutor. Monitora a velocidade, freadas bruscas, o tempo que o veículo ficou parado, gera relatórios da viagem do motorista, além do consumo de combustível e sensor de fadiga.


Rastreadores e travas de portas e baús, ao identificarem um desvio de rota ou parada em local não permitido pelo PGR (Plano de Gerenciamento de Risco), quase de forma instantânea, nos permitem bloquear todo o veículo afim de evitar um possível roubo de carga.


Plataformas integradas que conectam embarcador, transportador e autônomos, acrescentadas de outras ferramentas de PEF (pagamento eletrônico de fretes) garantem maior agilidade nas contratações de serviços.


Os arquivos EDI e XML executam rotinas automáticas de conferências de documentos e até emissão de automática de Ct-es baseado em uma serie de parametrizações e layouts. O Businnes Intelligence é uma tecnologia que que facilita o acesso à informação dentro da logística. As informações podem antever problemas, correlacionar causas e auxiliar na tomada de decisões.


Todas estas são algumas das tecnologias que deixam o mercado de logística cada vez mais ágil, eficaz e seguro, se adaptando ao mundo moderno em que vivemos conforme as reais necessidades dos clientes.

Felipe Medeiros, Diretor de Finanças e Performance da GVM Solutions Brasil

0 comentário
bottom of page