top of page

Telemetria no Transporte


O crescimento de dados e de demandas não só é visível como também vêm se mostrando palpável. A tecnologia praticamente tomou conta de quase todos os setores, os quais deram-na as mais boas vindas. Com o transporte de cargas, não foi diferente. 


Uma das tecnologias mais recentes e faladas atualmente é a telemetria e venho por meio deste artigo destrinchar o seu conceito e funcionamento dentro do setor de minha especialidade.


O termo é proveniente do grego, em que tele significa remoto e metria, medida. Portanto, telemetria basicamente é medir algo remotamente. Este conceito aplicado utiliza comunicação sem fio e disparo de dados diversos.  


Sabe quando é pedido para colocar o CEP do local de entrega para certificar-se de que determinada loja ou site entrega em sua região? É pura telemetria sendo convertida em dados decodificados e concretos. Este é o uso mais comum e próximo das pessoas que não são do setor de transporte de cargas, mas a abrangência desta tecnologia pode ser ainda maior do que o se tem conhecimento.  


Ao usá-la é possível saber onde está a carga, a velocidade do caminhão, se este está se aproximando de via sinuosas, consumo de combustíveis, entre outros. Atualmente, a eficiência é o objetivo visado ao fazer uso da telemetria, mas segurança e, até, comportamento do motorista também são benefícios de fazer uso deste sistema. Sem contar a redução de custo com combustíveis e manutenções periódicas.


A obtenção de informações que este recurso oferece, garante respaldo para reavaliação da condução de uma empresa inteira. Ao interpretar os dados, é possível reorganizar a gestão das frotas e realocar recursos, o que desemboca em outras várias implicações como novos projetos, novas tecnologias e otimização de tempo e dinheiro. 


É indicado que todos os empreendedores fiquem de olho no desenvolvimento da telemetria. Pelo menos eu sei que o transporte de cargas e gestão de frotas, agradece!

Felipe Medeiros, Diretor de Finanças e Performance da GVM Solutions Brasil

0 comentário
bottom of page