top of page

Transporte X Fatores de Risco


O transporte é feito em um ambiente sujeito a riscos. O gerenciamento destes é um setor vital para qualquer transportadora. Há vários fatores, externos e internos, que podem dificultar uma operação. Veja quais são os principais riscos para o transporte de carga:


Imperícia 

Este fator é vinculado ao motorista do veículo em que a carga se encontra ou de outros motoristas ao seu redor. Diz respeito à habilidade e treinamento de direção do condutor, portanto é importante se certificar da validade da documentação dos colaboradores da transportadora e também oferecer treinamentos esporádicos. 


Roubo 

Infelizmente é algo com que nós, transportadores, nos preocupamos frequentemente. Além de perdermos a mercadoria e o serviço, coloca em risco a segurança do motorista. Em 2018, foram registrados 22 mil roubos de carga no Brasil e, apesar de uma queda deste número nos últimos dois anos, ainda é um fator preocupante. 


Para minimizar os efeitos deste problema, contamos com a ajuda da tecnologia com rastreamento do veículo, sensores nas travas dos caminhões, botão de pânico para alertar a central, além de um estudo para definir as rotas mais seguras a serem seguidas. 


Condições da Estrada

Quase 80% das estradas brasileiras não são asfaltadas e as que são ainda trazem muitos problemas para o transporte. Em alguns lugares, a pavimentação é má conservada, o que pode acarretar em acidentes, o que, por sua vez, acarreta em várias outras variáveis, todas bem sérias. É preciso pesquisar antes as rotas mais seguras em questão de tecnicidade para evitar este obstáculo.


Manutenção da Frota

É necessário garantir que todos os veículos operantes estão em condições boas para cair na estrada. É preciso lembrar que cada caminhão vai suportar pesos exorbitantes, além de, possivelmente, estradas em condições precárias e, eventualmente, manobras bruscas. A manutenção frequente destes veículos diminui o risco de acidentes e prejuízo financeiro e, também, dá uma garantia a mais de segurança para o condutor.


Andre de Simone, Membro do Conselho Administrativo da Transita Transportes Ltda.

0 comentário
bottom of page