top of page

Você conhece o Transporte de Cargas? Uma nova visão sobre o abastecimento do nosso país


Apesar de fundamental para todos os setores da economia, poucos conhecem a realidade do transporte de cargas. Este setor vai muito além da imagem inicial que as pessoas têm, quando o assunto entra em pauta. Transporte de cargas se configura como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportes, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.


De acordo com a última pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) mais de 60% do volume de carga transportada no país é feito via transporte rodoviário de carga. E segundo a pesquisa mais recente do IBGE de PAS (Pesquisa Anual de Serviços) existem mais de 118 mil empresas de transporte de cargas, o que representa 65% do total de empresas de todos os modais de transporte.


Mas, e como é o dia a dia dessas empresas? Elas apenas “colocam seus veículos” na estrada? Além dos veículos rodando, e cuidar da rotina administrativa e dos cuidados humanos, uma transportadora precisa lidar com outros desafios no dia a dia, além de muitos procedimentos técnicos pela legislação de nosso país.


Gerenciar uma frota não diz respeito apenas aos cuidados com os veículos em si, mas também, significa planejar, acompanhar e analisar todas as atividades realizadas por eles, tanto no trabalho interno, quanto no externo, sendo o principal responsável pela sustentabilidade e crescimento desse tipo de organização. Também engloba toda a parte de constantes treinamentos aos motoristas, conscientização do trânsito, além da atualização constante das nossas leis e normas.


Para obtermos êxito e eficiência nessa gestão, precisamos nos atentar aos detalhes e as constantes mudanças das leis e das tecnologias. Fazer um caminho consistente dentro e fora das estradas, é essencial para o bom funcionamento da empresa. Precisamos integrar os regulamentos fiscais do nosso país, a tecnologia existente e em constante inovação, com nossos recursos humanos. Tudo isso, trazendo segurança, eficiência com o melhor custo-benefício.


Precisamos trabalhar todos os aspectos dentro da empresa para ter uma boa implementação, e as opções são muitas. E o grande desafio é saber quais ferramentas integrar, quais tecnologias são aplicáveis ao negócio, quais os temas e frequência dos treinamento de seus motoristas, contratos de manutenção de frotas com maior previsibilidade de despesas, capital humano da empresa, e software para gestão de frotas e gestão administrativa, são algumas das alternativas.


Com essas e tantas outras iniciativas, construímos um mercado mais amplo e criterioso, capacitando nossos profissionais, e popularizando os meios de trabalho. Nossa principal missão é difundir a melhor parte de nossas funções, mostrando toda a excelência de quem sabe fazer um transporte empático e eficiente, e acima de tudo, seguro.


Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page